" Eu não sou normalmente alguém que ora, mas se você estiver aí em cima, por favor me salve Superman!" .. By Homer J. Simpson

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O que é AMOR  e o que é PAIXÃO?
Aí vai uma expicação mais Wikipediana de cada um desses sentimentos!

    AMOR: Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto.
    (Susan Hendrick e Clyde Hendrick desenvolveram uma Escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee, teoria chamada Estilos de amor. Lee identificou seis tipos básicos em sua teoria. Nestes tipos as pessoas usam em suas relações interpessoais:
Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física;
Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos;
Ludus - o amor que é jogado como um jogo, amor brincalhão;
Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade;
Pragma - amor pragmático, que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora;
Mania - amor altamente emocional, instável, o estereótipo de amor romântico;
Agape - amor altruísta, espiritual.
    De acordo com a pesquisa de Hendrick Hendrick, os homens tendem a ser mais  lúdicos e maníacos, enquanto as mulheres tendem a ser stórgicas e pragmáticas.)

E agora,

    PAIXÃO:  (do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação dificil) é uma emoção de ampliação quase patológica. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.
    (A paixão é um sentimento de desejar, querer, a todo custo "o amor de outro ser ou objeto". Necessidade de ver e tocar a pessoa ou objeto por qual se apaixonou, ou ate mesmo saber que aquela pessoa amada tambem gosta dele e esta pensando nele.
Deste modo.pode ser um entendido como um "vício" que debilita a mente do indivíduo pois este foca somente a pessoa amada ou objeto artístico nos seus pensamentos sendo todos os outros momentâneos e irrelevantes. A paixão pode ser um entendido como um sedativo" que suscita um prazer admirativo pelos detalhes da pessoa amada).

Enfim, as explicações acima estão de acordo com meus sentimentos, valores e entendimentos!Mas me atrevo ainda e acrescento:

"Um  grande amor SEMPRE é uma paixão, ao contrário de uma PAIXÃO que poderá virar um grande amor!"  

    Por isso não devemos trocar antigos amores por novas paixões e tão menos fazer pouco de novas paixões em razão de antigos amores!
    Bom, mais isso é apenas o que DEVEMOS, ou DEVERÍAMOS APRENDER a fazer, então, assim que vocês aprenderem a entender e dosar estes sentimentos, ficarei bem feliz se quiserem compartilhar essa solução!! hehehe
     Acho que toda essa inspiração tem explicação, a chuvinha de hoje me deixou tristinha, mas é uma tristeza boa. Na verdade pensando, acho que Estou mais nostálgica que triste, hoje as lembranças e a saudade cutucaram o dia inteiro o meu coração e a minha cabeça, isso tudo com direito a uma trilha sonora especial, A CHUVA e as músicas que não saem da minha cabeça (e do meu mp4, e do meu note, e do meu celular, e do computador no estágio e as vezes até do rádio..hihih).
Saudades essa que já tive o prazer de escrever e comentar aqui no blog, mas por mais que Eu tente não acho forças e nem coragem para esquecer (na verdade acho que é meio proposital não achar essa força e coragem), porque SINCERAMENTE não sei mais viver sem Göttingen (e seus anexos.. hehehe), ao mesmo tempo que se Eu estivesse por lá não saberia viver sem meus Gaúchos e Gaúchas, sem meus Brasileiros(as)..  Afêê, mas que coisa chata, Eu queria poder estar aqui e lá pra sempree!! Sem precisar sofrer tanto :o( ..
    Não quero levar meus AMORES daqui para lá, e nem quero trazer minhas PAIXÕES de lá para cá, queria apenas poder estar aqui lá, sempre que quisesse e lá sempre que sentisse!!
    Mas faz parte, só sabemos que vale a pena e que realmente gostamos das "coisas" quando sentimos falta! Então é com essa chuvinha que vai rolando que vou me despedindo e guardando (e relembrando) esses sentimentos que hoje me invadem!!

Grande BeijoOosii*
(29/11/10 - 22:46)


Um comentário:

  1. ueheuehe, to mais pra amor "storge".... paixão, do verbo latino... uhuhu, tinha que ser latino eheueeuehe... hehe, tb não sei viver sem Gottingen e seus anexos uahauahauha. Muito bom o texto Josiii! Bjuu, Marcela

    ResponderExcluir

Sim, pode comentar!!