" Eu não sou normalmente alguém que ora, mas se você estiver aí em cima, por favor me salve Superman!" .. By Homer J. Simpson

terça-feira, 9 de novembro de 2010



    Quase 6h da manhã e nós voltando do 'Dejavú.. E a gente se achando artista fazendo foto pra capa de cd..hehe.. Muito bom poder curtir os sabores e mistérios da madrugada!!  

  Momentos que Eu jamais vou esquecer!

   São essas oportunidades que nos ensinam a valorizar mais as coisas simples, e mostram como perdemos tempo reclamando da vida!! São oportunidades assim que nos ensinam também que o ser humano é mais do que o físico que enxergamos..

AS AULAS!
   Passamos longos meses (desde março) tendo aulas juntos, muitas vezes, nem sequer davamos bom dia um para o outro, mas de repente as coisas mudaram. Quando o ser humano se sente "num estado de necessidade" Ele aprende que não deve pré julgar os outros, aprende a valorizar o próximo, não importando detalhes bobos, que talvez em outra situação a gente acaba NÃO IGNORANDO.
   Tivemos a oportunidade de ter um outro tipo de aula, aulas mais descontraídas (mas nem por isso foram matadinhas).. Ok, ok algumas aulas não foram tão proveitosas, mas peço licença para destacar aqui as minhas favoritas (sem querer desmerecer ninguém, já desmerecendo.. hihih). A aula do professor Krebs foi m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a, não conhecia essa figura famosa no C4 da Unisinos, uma aula muito boa e com seus picos altos de humor.. hehe.. O Krebs é uma figuraaassa, muito gente fina e com muito conhecimento, gostei muito da aula dele.. Não posso esquecer também do professor Francis, um ótimo profe, com aulas sempre bem elaboradas e com sua didática única... hehe.. Aulas que fizeram a diferença, soube tratar um assunto bem complexo com muita seriedade e competência.. Também a professora Elisângela Reghelin, com uma aula encantadora e diferente, foi muito boa oportunidade de aprender com as experiências que Ela nos trouxe.. E por fim o profe Miguel, que além de ter sido um Maestro na condução do Intercâmbio, trouxe uma aula muito especial e diferente sobre T.P.I., foi um ótimo professor não só em solo brasileiro, mas também em solo europeu, soube interagir e entender os "40 pestinhas" que estavam com Ele, nos dando a atenção e apoio necessário fora de casa, sempre paciente e atento a TUDO E TODOS!! hihi.. A Unisinos está de parabéns, Eu já esperava que fosse bom, mas me surpreendi porque foi mil vezes melhor do que pude pensar! É por isso (e por outros motivos) que me orgulhos de estudar e fazer parte dessa Universidade!!

SER HUMANO!
   Aprendemos a ouvir, permitimos conhecer a história e a vida de cada um, as experiências (que se fazem muito valiosas), a ajuda que se torna NECESSÁRIA, tiramos da cabeça o julgamento que faziamos um do outro, e na maioria das vezes (graças a deus) vímos que estavamos errados e fizemos grandes amigos, não só de viagem, mas pessoas que vão continuar conosco, talves não pra vida toda, mas ainda por um bom tempo.
   O bom é que também tivemos a oportunidade de olhar pra dentro de nós mesmos e nos conhecer melhor, testar nossos limites. Muitas vezes nós nos decepcionamos, mas por outras vezes nos surpreendemos e aprendemos que não sabíamos ser tão capaz e de tantas coisas!

GÖTTINGEN!
  Foram 10 dias de estudo, descobertas, novidades, encantos, passeio e intenso aprendizado de vida! Uma experiência inesquecível, que com certeza vai ficar pra sempre em nossa memória e em nossos corações.
   Coisas que jamais poderíamos esperar, e que aconteceram, como a acolhida que tivemos pelos latinos e algumas outras nacionalidades que jamais imaginavamos encontrar, em especial o John (que virou paixão Gaúcha), mas sem desmerecer ninguém, foram TODOS muito importantes para que estivessemos bem por lá, e também porque nos ensinaram a amar Göttingen e seus encantos. O Dieguito El Matador, muito gente fina encantando as Gurias com seus olhares e jeito pegador.. hihi.. O Rodrigo, um pouco mais sério, mas nos encantando com sua inteligência, simpatia e timedez.. Tem o Luiz também, com sua cara moleque de ser e jeito maroto, com um sorriso acanhado e sem vergonha ao mesmo tempo (ainda mais quando "mostrava" a cueca..hihi).. A Maria Laura, a representante feminina, que nos inspirou e incentivou a enfrentar os possíveis preconceitos e dificuldades de uma mulher buscar seu lugar, mostrou a garra e o poder feminino.. Não podemos esquecer também do Symon (acho que assim, meu polonês é meio tupiniquim..hihih), uma figura, muito engraçado gente fina, parceria de tequilaa.. hihi.. e por fim o Florian, que nos oportunizou uma visita no GERICHT (Tribunal de Justiça) e ainda o melhor, uma entrevista-aula com o belo RICHTER (Juiz de Direito), que foi muito legal, além de uma experiência e oportunidade incrível de aprender mais sobre a justiça e a aplicação das leis. Com certeza foram PESSOAS QUE FIZERAM A DIFERENÇA!! Nossa viagem não teria sido a mesma sem Eles. Sou eternamente grata por tudo que fizeram por mim, e posso também agradecer em nome do grupo de Colegas com certeza, pois sei que dividem da mesma opinião que Eu!! 

   Bom, os encontros ainda são constantes, ainda estamos meio viciados e interligados um ao outro! Talvez o tempo diminua isso, talvez acentue, temos que deixar acontecer. Com o tempo o grupo vai se disperçando, as pessoas tomam novos rumos e vão em busca de seus sonhos, alguns com certeza vão se "aprochegar" mais, pois afinidades vão surgindo, e é normal.
  Os mails e recados de facebook, que são quase que diários (pra não exagerar tanto em dizer de hora em hora) aos poucos vão diminuir ou até em alguns casos sumir. As ligações e os mails trocados também aos poucos vão diminuindo, mas o que importa é que o que sentimos é verdadeiro, e isso não tem preço!
   Gosto de dizer que a saudade é ruim, mas é boa.. Ruim, porque dói e nos mata devagar, a gente chora, fica meio depre.. Mas é boa, porque sempre que sentimos saudades é porque alguma coisa boa aconteceu e de tão bom recordamos com carinho e um pouco desse sentimento de que falta algo mais, ou falta um retorno para matarmos essa saudades, a saudade nos move e faz com que corramos atrás de sonhos meio guardados (ou esquecidos)!
 
   Enfim, por hoje é só! Vou guardar um pouco dessa saudade enorme que sinto para que Eu possa ficar relembrando os momentos incríveis e inesquecíveis que passei com essa turma!
(Se alguém achar um erro, me corrigeee, por favor.. hehehe.. Usei meu almoço pra escrever, afinal de contas não posso prgramar meu cerébro e meu coração para terem sintonia junto a hora que Eu quiser..hehehe :D)

(Josi R. Susin - 09/11/10 - 13:36)

3 comentários:

  1. Josi querida!
    Teu texto foi perfeito, disse tudo!!! A descrição dos guris foi otima, destaque para "john paixao gaucha" e "dieguito matador"... todos foram muito fofos e queridos com nos. seremos sempre muuuito gratos por tudo que fizeram!!! a viagem nao seria a mesma sem eles!!! Gottingen foi incrivel, inexplicavel!!! As vezes tenho medo de ser repetitiva nas palavras, falar sempre a mesma coisa, mas vai ser impossivel esquecer esses dias na Alemanha, foi tudo muuuito bom! as festas, perfeitas!!! aprendemos a dancar salsa hehe, e quem ensinou? o John, sempre junto com a gente, querido! ahhhhh, que saudade!!!
    o teu texto na parte amarela da um aperto enorme no coraçao... medo de perder o contato com as pessoas, de nunca mais ter noticias, de ser esquecida, não sei... e o pior é que mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer com algumas pessoas. mas faz parte da vida, infelizmente... mas sempre temos uma esperança no fundinho do coração de que isso nao aconteca de verdade!
    mas certas pessoas serao impossiveis de esquecer... a viagem permitiu que eu te conhecesse e descubrisse a pessoa maravilhosa que tu é! pena que foi so em Gottingen.... , conheci tambem a Duda, a Gabi, o Anderson, fortaleci a amizade com a Roberta, Sirlete, Michi, Gabi, Paulo.... todos essenciais nessa viagem!!! Sem contar os nossos latinos queridos!!!
    Marcela

    ResponderExcluir
  2. hehehe, terminou o espaço...mas continuando:
    John, Diego, Luis e Rodrigo, muuuuuuito obrigada por tudo!!! serão sempre muito bem vindo no Brasil!
    Ahhhh, saudades, lembranças, fotos, facebook, skype!!! quanta coisa boa que essa viajou nos trouxe!!!
    Impossivel passar um dia sem lembrar dos momentos epseciais que vivemos... Chegada em Frankfurt, aulas, briga com as piri hehehe, festas, oktober, trem, onibus, taxis, vomitos hehe, e os nossos latinos!!!
    Ahhhh, eterna apaixonada por Gottingen!!!
    Lembra ne? ano que vem temos que voltar!!!
    Beijão Josi!
    Marcela

    ResponderExcluir
  3. Guriiiiaa! :P
    Muito legal o que tu escreveu!
    Foi tudo muito maravilhoso na nossa viagem! Tudo mesmo né, até o dia que pegamos o bus na hora errada! heheh Aliás, acho que esse foi um dos mais divertidos!
    Digo que uma das coisas que mais valeu a pena pra mim nessa viagem, nesse intercâmbio, foi conhecer tu, a Ju, Cí, Rê, Miche, e tantos outros colegas legais, assim como conhecer mais a Lê.
    Mas o mais importante mesmo foi os laços que conseguimos criar entre nós durante aquela semana, porque precisávamos muito umas das outras, e gostamos disso, de precisar, de ficar junto o tempo todo. Pessoas tão maravilhosas!
    Vocês foram o que valeu mais a pena!
    Estarão para sempre em meu coração e em minha memória!

    Precisamos nos reunir para colocar as fofocas em dia e manter contato!
    Beijo grande,
    Gabi

    ResponderExcluir

Sim, pode comentar!!