" Eu não sou normalmente alguém que ora, mas se você estiver aí em cima, por favor me salve Superman!" .. By Homer J. Simpson

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O que é AMOR  e o que é PAIXÃO?
Aí vai uma expicação mais Wikipediana de cada um desses sentimentos!

    AMOR: Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto.
    (Susan Hendrick e Clyde Hendrick desenvolveram uma Escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee, teoria chamada Estilos de amor. Lee identificou seis tipos básicos em sua teoria. Nestes tipos as pessoas usam em suas relações interpessoais:
Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física;
Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos;
Ludus - o amor que é jogado como um jogo, amor brincalhão;
Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade;
Pragma - amor pragmático, que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora;
Mania - amor altamente emocional, instável, o estereótipo de amor romântico;
Agape - amor altruísta, espiritual.
    De acordo com a pesquisa de Hendrick Hendrick, os homens tendem a ser mais  lúdicos e maníacos, enquanto as mulheres tendem a ser stórgicas e pragmáticas.)

E agora,

    PAIXÃO:  (do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação dificil) é uma emoção de ampliação quase patológica. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.
    (A paixão é um sentimento de desejar, querer, a todo custo "o amor de outro ser ou objeto". Necessidade de ver e tocar a pessoa ou objeto por qual se apaixonou, ou ate mesmo saber que aquela pessoa amada tambem gosta dele e esta pensando nele.
Deste modo.pode ser um entendido como um "vício" que debilita a mente do indivíduo pois este foca somente a pessoa amada ou objeto artístico nos seus pensamentos sendo todos os outros momentâneos e irrelevantes. A paixão pode ser um entendido como um sedativo" que suscita um prazer admirativo pelos detalhes da pessoa amada).

Enfim, as explicações acima estão de acordo com meus sentimentos, valores e entendimentos!Mas me atrevo ainda e acrescento:

"Um  grande amor SEMPRE é uma paixão, ao contrário de uma PAIXÃO que poderá virar um grande amor!"  

    Por isso não devemos trocar antigos amores por novas paixões e tão menos fazer pouco de novas paixões em razão de antigos amores!
    Bom, mais isso é apenas o que DEVEMOS, ou DEVERÍAMOS APRENDER a fazer, então, assim que vocês aprenderem a entender e dosar estes sentimentos, ficarei bem feliz se quiserem compartilhar essa solução!! hehehe
     Acho que toda essa inspiração tem explicação, a chuvinha de hoje me deixou tristinha, mas é uma tristeza boa. Na verdade pensando, acho que Estou mais nostálgica que triste, hoje as lembranças e a saudade cutucaram o dia inteiro o meu coração e a minha cabeça, isso tudo com direito a uma trilha sonora especial, A CHUVA e as músicas que não saem da minha cabeça (e do meu mp4, e do meu note, e do meu celular, e do computador no estágio e as vezes até do rádio..hihih).
Saudades essa que já tive o prazer de escrever e comentar aqui no blog, mas por mais que Eu tente não acho forças e nem coragem para esquecer (na verdade acho que é meio proposital não achar essa força e coragem), porque SINCERAMENTE não sei mais viver sem Göttingen (e seus anexos.. hehehe), ao mesmo tempo que se Eu estivesse por lá não saberia viver sem meus Gaúchos e Gaúchas, sem meus Brasileiros(as)..  Afêê, mas que coisa chata, Eu queria poder estar aqui e lá pra sempree!! Sem precisar sofrer tanto :o( ..
    Não quero levar meus AMORES daqui para lá, e nem quero trazer minhas PAIXÕES de lá para cá, queria apenas poder estar aqui lá, sempre que quisesse e lá sempre que sentisse!!
    Mas faz parte, só sabemos que vale a pena e que realmente gostamos das "coisas" quando sentimos falta! Então é com essa chuvinha que vai rolando que vou me despedindo e guardando (e relembrando) esses sentimentos que hoje me invadem!!

Grande BeijoOosii*
(29/11/10 - 22:46)


sexta-feira, 19 de novembro de 2010



   Essa semana li uma frase no orkut de um amigo meu que me deixou intrigada, então resolvi postar, e dividir aqui com vocês!!

"Se as coisas durassem para sempre, você saberia quanto são importantes?"

Pense nisso!!



*NADA É POR ACASO*

terça-feira, 16 de novembro de 2010


Faça você a sua parte!!

"Não se pode ter medo daquilo que não se conhece, doe sangue e salve vidas!"

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

(Diego, John, Eu, Luis, Maria Laura e Rodrigo)

La gente que se quedará para siempre en mi memoria!


     Nunca me canso de agradecer a todos los que habían amor y atención! Que Dios siempre te bendiga y te conceda todo lo que es lo mejor!
     Que fueron nuestros ángeles de la guarda y, por supuesto, ganó 40 brasileños son siempre bienvenidos!
     Y, sin embargo, tal vez todo lo que puede ser poco para agradecer y recompensar el tratamiento VIP que hemos recibido en Alemania!

Con afecto,
Josi Susin
(12/11/10 - 13:14 p.m.)





terça-feira, 9 de novembro de 2010



    Quase 6h da manhã e nós voltando do 'Dejavú.. E a gente se achando artista fazendo foto pra capa de cd..hehe.. Muito bom poder curtir os sabores e mistérios da madrugada!!  

  Momentos que Eu jamais vou esquecer!

   São essas oportunidades que nos ensinam a valorizar mais as coisas simples, e mostram como perdemos tempo reclamando da vida!! São oportunidades assim que nos ensinam também que o ser humano é mais do que o físico que enxergamos..

AS AULAS!
   Passamos longos meses (desde março) tendo aulas juntos, muitas vezes, nem sequer davamos bom dia um para o outro, mas de repente as coisas mudaram. Quando o ser humano se sente "num estado de necessidade" Ele aprende que não deve pré julgar os outros, aprende a valorizar o próximo, não importando detalhes bobos, que talvez em outra situação a gente acaba NÃO IGNORANDO.
   Tivemos a oportunidade de ter um outro tipo de aula, aulas mais descontraídas (mas nem por isso foram matadinhas).. Ok, ok algumas aulas não foram tão proveitosas, mas peço licença para destacar aqui as minhas favoritas (sem querer desmerecer ninguém, já desmerecendo.. hihih). A aula do professor Krebs foi m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a, não conhecia essa figura famosa no C4 da Unisinos, uma aula muito boa e com seus picos altos de humor.. hehe.. O Krebs é uma figuraaassa, muito gente fina e com muito conhecimento, gostei muito da aula dele.. Não posso esquecer também do professor Francis, um ótimo profe, com aulas sempre bem elaboradas e com sua didática única... hehe.. Aulas que fizeram a diferença, soube tratar um assunto bem complexo com muita seriedade e competência.. Também a professora Elisângela Reghelin, com uma aula encantadora e diferente, foi muito boa oportunidade de aprender com as experiências que Ela nos trouxe.. E por fim o profe Miguel, que além de ter sido um Maestro na condução do Intercâmbio, trouxe uma aula muito especial e diferente sobre T.P.I., foi um ótimo professor não só em solo brasileiro, mas também em solo europeu, soube interagir e entender os "40 pestinhas" que estavam com Ele, nos dando a atenção e apoio necessário fora de casa, sempre paciente e atento a TUDO E TODOS!! hihi.. A Unisinos está de parabéns, Eu já esperava que fosse bom, mas me surpreendi porque foi mil vezes melhor do que pude pensar! É por isso (e por outros motivos) que me orgulhos de estudar e fazer parte dessa Universidade!!

SER HUMANO!
   Aprendemos a ouvir, permitimos conhecer a história e a vida de cada um, as experiências (que se fazem muito valiosas), a ajuda que se torna NECESSÁRIA, tiramos da cabeça o julgamento que faziamos um do outro, e na maioria das vezes (graças a deus) vímos que estavamos errados e fizemos grandes amigos, não só de viagem, mas pessoas que vão continuar conosco, talves não pra vida toda, mas ainda por um bom tempo.
   O bom é que também tivemos a oportunidade de olhar pra dentro de nós mesmos e nos conhecer melhor, testar nossos limites. Muitas vezes nós nos decepcionamos, mas por outras vezes nos surpreendemos e aprendemos que não sabíamos ser tão capaz e de tantas coisas!

GÖTTINGEN!
  Foram 10 dias de estudo, descobertas, novidades, encantos, passeio e intenso aprendizado de vida! Uma experiência inesquecível, que com certeza vai ficar pra sempre em nossa memória e em nossos corações.
   Coisas que jamais poderíamos esperar, e que aconteceram, como a acolhida que tivemos pelos latinos e algumas outras nacionalidades que jamais imaginavamos encontrar, em especial o John (que virou paixão Gaúcha), mas sem desmerecer ninguém, foram TODOS muito importantes para que estivessemos bem por lá, e também porque nos ensinaram a amar Göttingen e seus encantos. O Dieguito El Matador, muito gente fina encantando as Gurias com seus olhares e jeito pegador.. hihi.. O Rodrigo, um pouco mais sério, mas nos encantando com sua inteligência, simpatia e timedez.. Tem o Luiz também, com sua cara moleque de ser e jeito maroto, com um sorriso acanhado e sem vergonha ao mesmo tempo (ainda mais quando "mostrava" a cueca..hihi).. A Maria Laura, a representante feminina, que nos inspirou e incentivou a enfrentar os possíveis preconceitos e dificuldades de uma mulher buscar seu lugar, mostrou a garra e o poder feminino.. Não podemos esquecer também do Symon (acho que assim, meu polonês é meio tupiniquim..hihih), uma figura, muito engraçado gente fina, parceria de tequilaa.. hihi.. e por fim o Florian, que nos oportunizou uma visita no GERICHT (Tribunal de Justiça) e ainda o melhor, uma entrevista-aula com o belo RICHTER (Juiz de Direito), que foi muito legal, além de uma experiência e oportunidade incrível de aprender mais sobre a justiça e a aplicação das leis. Com certeza foram PESSOAS QUE FIZERAM A DIFERENÇA!! Nossa viagem não teria sido a mesma sem Eles. Sou eternamente grata por tudo que fizeram por mim, e posso também agradecer em nome do grupo de Colegas com certeza, pois sei que dividem da mesma opinião que Eu!! 

   Bom, os encontros ainda são constantes, ainda estamos meio viciados e interligados um ao outro! Talvez o tempo diminua isso, talvez acentue, temos que deixar acontecer. Com o tempo o grupo vai se disperçando, as pessoas tomam novos rumos e vão em busca de seus sonhos, alguns com certeza vão se "aprochegar" mais, pois afinidades vão surgindo, e é normal.
  Os mails e recados de facebook, que são quase que diários (pra não exagerar tanto em dizer de hora em hora) aos poucos vão diminuir ou até em alguns casos sumir. As ligações e os mails trocados também aos poucos vão diminuindo, mas o que importa é que o que sentimos é verdadeiro, e isso não tem preço!
   Gosto de dizer que a saudade é ruim, mas é boa.. Ruim, porque dói e nos mata devagar, a gente chora, fica meio depre.. Mas é boa, porque sempre que sentimos saudades é porque alguma coisa boa aconteceu e de tão bom recordamos com carinho e um pouco desse sentimento de que falta algo mais, ou falta um retorno para matarmos essa saudades, a saudade nos move e faz com que corramos atrás de sonhos meio guardados (ou esquecidos)!
 
   Enfim, por hoje é só! Vou guardar um pouco dessa saudade enorme que sinto para que Eu possa ficar relembrando os momentos incríveis e inesquecíveis que passei com essa turma!
(Se alguém achar um erro, me corrigeee, por favor.. hehehe.. Usei meu almoço pra escrever, afinal de contas não posso prgramar meu cerébro e meu coração para terem sintonia junto a hora que Eu quiser..hehehe :D)

(Josi R. Susin - 09/11/10 - 13:36)